terça-feira, 19 de outubro de 2010

Nova lei do divórcio

 A vida privada  e familiar vem sofrendo modificações profundas ao longo das décadas, o casamento como instituição é um exemplo disto. Neste ano tivemos mais um marco nesta evolução, com a lei do divórcio. Ainda é cedo para afirmar o impacto dela na vida em sociedade e nas relações, mas temos aqui uma matéria que apresenta alguns dados concretos e atuais.
 Algumas críticas a esta lei já foram ouvidas, há os que se apressam em dizer que a nova lei desencoraja o casamento. Interessante que há uma afirmação nesta matéria que a "facilitação" que esta lei trouxe para um casal concretizar sua separação pode ter estimulado algumas pessoas a tomar a decisão de casar , apoiados na certeza de que agora será mais fácil se decidirem futuramente desfazer o casamento.
É evidente que serão necessários estudos para que se possa confirmar qualquer fenômeno comportamental, mas a evolução que podemos já vislumbrar é que um casal não deve mais ser obrigado a permancer junto senão pelo seu sentimento um pelo outro.
Fica o convite para a reflexão.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=rs&local=1&newsID=a3079737.xml&channel=null&tipo=1&section=Geral

.

2 comentários:

Mai disse...

Isso me lembrou os sistemas caóticos imprevisíveis: o tempo, a economia,... e o comportamento humano! Cada reação inesperada. Ou tu acha que a reação "estímulo ao casamento" em resposta à essa lei era prevista?

Maiana Ribeiro Rodrigues disse...

É tão interessante estudar o ser humano por causa desta característica de imprevisibilidade. Nada é cristalizado e cada um é único.

Postar um comentário