sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Por que fazer psicoterapia ?


A psicoterapia se apresenta como uma possibilidade de apoio em uma jornada na busca pelo crescimento pessoal e autoconhecimento. A psicologia é a ciência do comportamento e se utiliza de técnicas específicas para promover o desenvolvimento do ser humano, pautando-se sempre na qualidade de vida. Isso quer dizer que a terapia é um método de trabalho que vai muito além do simples “desabafo” pois se constitui em uma ajuda especializada.

A Psicologia compreende que somos responsáveis pela realização de nossos próprios desejos e, assim sendo, temos que tomar as rédeas de nossa vida, dirigindo-a conforme nosso interesse e vontade. O psicoterapeuta vai auxiliá-lo a reconhecer seus desejos e conduzir-se de acordo com estes.

É verdade, também, que o psicólogo não vai “resolver o seu problema”  (como muitas pessoas argumentam) mas o fato de você comparecer sistematicamente em um local e conversar com a mesma pessoa, que é um profissional, faz com que aos poucos você passe a ver seus problemas sob uma nova perspectiva e, algumas vezes, até vá redefinindo sua visão a respeito deles.

Importante ressaltar também que geralmente motivando a busca por uma terapia existe um sofrimento, um incômodo com alguma situação de nossa vida. Um dos motivos mais comuns para a procura por um psicólogo é o sofrimento advindo dos relacionamentos interpessoais. Assim, a psicoterapia vem colocar estes problemas como objeto de reflexão, vem chamar nossa atenção para tudo o que é subjetivo, mas que nos afeta diretamente, e convoca-nos a uma mudança de postura diante dos problemas que sentimos e enfrentamos. 

0 comentários:

Postar um comentário